Uma cidade inteligente é caracterizada pela sua capacidade de proporcionar qualidade de vida à população, e isso depende do papel essencial desempenhado pela tecnologia e inovação no desenvolvimento desse conceito. As infraestruturas desempenham um papel fundamental como agentes nesse processo, permitindo otimização em várias áreas, como energia, transporte, gestão de resíduos e aprimoramento de processos para um setor imobiliário com construções mais resilientes e sistemas que tragam benefícios à comunidade.
A tecnologia no ramo da construção permite processos mais rápidos e sustentáveis, como construções modulares e impressão 3D. Sensores também contribuem para otimizar o desempenho dos edifícios, reduzindo o consumo de energia e água, proporcionando um ambiente mais confortável para os moradores.
A inovação desempenha um papel importante no planejamento eficiente das estruturas, utilizando softwares de modelagem, como o Building Information Modeling (BIM), que cria modelos virtuais detalhados. A implementação dessa tecnologia é destacada em Santa Catarina, permitindo a identificação e solução de problemas antes da construção, reduzindo erros e retrabalho.
A utilização da modelagem BIM permite representar digitalmente e em três dimensões as características físicas e funcionais de um edifício, incluindo todas as informações necessárias para a execução, implantação, manutenção e gerenciamento de um projeto de forma integrada e organizada.
Segundo a engenheira Késia Alves, diretora da Conexão BIM, esse processo permite um desenvolvimento mais rápido, eficiente e com alta qualidade, pois o BIM combina as informações de diferentes projetos, como hidráulico, elétrico e outros, em um único modelo.
A especialista reforça:
É uma nova forma de fazer projetos. É possível desenvolver todo o projeto no ambiente virtual, simular a construção e detectar problemas que só poderiam ser verificados na obra, quando estivesse pronta. É frequente o uso no ramo imobiliário, várias construtoras não têm mais estande físico, mas virtual, por meio da realidade avançada. Também é utilizado em obras de infraestrutura, várias obras são desenvolvidas utilizando o BIM, simulando vários recortes de terreno, sem contar a visualização antecipada.
De acordo com Alves, Santa Catarina está na vanguarda da adoção do BIM no setor público. A primeira licitação que incluiu essa metodologia foi realizada em 2014 pela Secretaria de Planejamento, e, atualmente, o BIM é considerado uma necessidade no estado.
Em alguns estados, há uma obrigatoriedade. A nova lei de licitações cita o BIM como metodologia preferencial para a realização das obras públicas, que podem ser mais eficientes, com gestão de manutenção melhor, com simulação de diferentes materiais, sem contar a transparência que pode trazer para enxergar onde estão os gastos. É possível fazer um orçamento para trazer maior economia por meio dessa simulação com modelo digital. - comenta.
Alves destaca que Santa Catarina está se aproximando de se tornar o estado com o maior número de municípios engajados na adoção do BIM. No ano passado, ela desempenhou um papel fundamental na criação da primeira estratégia de implementação e disseminação da metodologia.
(Foto: Freepik)
Em julho, o Conexão BIM planeja realizar uma série de palestras em municípios catarinenses, com o objetivo de fornecer mais informações e promover o conhecimento sobre o BIM entre os profissionais. Para expandir o uso da metodologia, Alves ressalta a importância de um melhor entendimento por parte dos profissionais da área, assim como a necessidade de possíveis incentivos, como recursos provenientes de entidades privadas de fomento e linhas de financiamento do governo federal destinadas a pequenos escritórios e construtoras.
A disseminação do BIM é uma prioridade estratégica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), pois traz inovação e melhora a qualidade de vida dos residentes do estado.
O potencial é incrível, de fazer um escaneamento de uma edificação existente e fazer um levantamento de materiais, verificar patologias por meio de IA... E quando falamos em melhoria de qualidade das obras, pode auxiliar muito e evitar desabamentos — completa.
Santa Catarina destaca-se na implementação do BIM, com a expectativa de que órgãos públicos em breve passem a exigir o uso dessa metodologia. O CREA-SC apoia o aprimoramento profissional nessa área por meio de uma política de patrocínio que investe em eventos e publicações técnicas, promovendo a inovação, atualização e geração de conhecimento técnico-científico.
O Conexão BIM teve três projetos aprovados no primeiro edital deste ano, com o apoio do conselho, para a realização do Anuário BIM SC 2023, Liga BIM Prefeituras SC 2023 e 5º Congresso BIM CREA-SC. Durante as duas primeiras semanas de julho, o Conexão BIM realizará eventos presenciais nas principais macrorregiões do estado.
Neste ano, o CREA-SC já disponibilizou R$2 milhões através da política de patrocínio. Além disso, um novo edital deve ser lançado em breve com essa finalidade, com mais R$2 milhões previstos, visando o aperfeiçoamento dos profissionais.
Notícia via
MARASCO, Carolina. Santa Catarina é destaque na aplicaçãpp da modelagem BIM. NSC Total, 01 de jun. de 2023. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/santa-catarina-e-destaque-na-aplicacao-da-modelagem-bim. Acesso em: 05 de jun. de 2023.
Comments