Santa Catarina é reconhecida como o estado brasileiro com o maior número de startups em relação à sua população. Segundo dados do Sebrae/SC, 80% das startups catarinenses estão concentradas em dez cidades, com Florianópolis liderando como sede de 37% delas. Outras cidades como Joinville, Blumenau, Criciúma e Chapecó também são destaque nesse cenário empreendedor. O estado conta com pelo menos uma startup em operação em 78 dos 295 municípios.
Diante desse cenário, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) criou o BRDE Labs SC, um programa voltado para acelerar o crescimento comercial das startups catarinenses em estágio inicial.
BRDE Labs SC
Em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o programa visa incentivar o empreendedorismo e a inovação.
A segunda edição do programa será lançada em um evento transmitido ao vivo pelos canais do BRDE e ACATE no YouTube, no dia 6 de junho, às 10 horas. O BRDE Labs 2023 tem como meta atender até 100 startups catarinenses neste ano.
Para se candidatarem, as empresas precisam estar em operação e em fase de tração, ter um modelo de negócio validado, registro de CNPJ em Santa Catarina e CNAE relacionado à tecnologia. Além do suporte técnico fornecido pela ACATE, o banco oferece apoio financeiro, com um investimento total de R$ 540 mil em mentorias especializadas, eventos de capacitação regional e prêmios de R$ 180 mil para as startups mais bem avaliadas ao longo do projeto.
As duas startups melhor classificadas em cada região do estado serão premiadas.
O programa oferece diversos benefícios às startups participantes, incluindo workshops com especialistas em temas essenciais para o desenvolvimento comercial, acesso a serviços básicos gratuitos, uma rede de mentores qualificados em várias áreas e a oportunidade de conexão com um ecossistema de empresas inovadoras e investidores.
SELEÇÃO DAS STARTUPS
O programa BRDE Labs é composto por várias etapas que abrangem a seleção e avaliação do nível de maturidade das startups, integração por meio de uma jornada de conteúdos e apresentação geral do programa, além de atividades de formação empreendedora.
O processo culmina com a avaliação das startups participantes e a realização de bancas de "pitches", apresentações curtas e diretas com o objetivo de atrair a atenção dos investidores. As startups com os melhores indicadores de progresso e engajamento ao longo do BRDE Labs têm a oportunidade de participar do "pitch".
As bancas de avaliação são responsáveis por selecionar as startups mais adequadas ao programa. Todos os detalhes sobre o programa e as informações sobre como as startups podem se inscrever podem ser encontrados nesse link.
Notícia via
BRDE lança 2ª edição do programa de aceleração de startups em Santa Catarina. Noticenter, 06 de jun. de 2023. Início. Disponível em: https://www.noticenter.com.br/n.php?ID=34143&T=brde-lanca-2-edicao-do-programa-de-aceleracao-de-startups-em-santa-catarina. Acesso em: 06 de jun. de 2023.
Comentarios