De acordo com o CEO da IBM, Arvind Krishna, a empresa pretende suspender novas contratações para funções que possam ser substituídas por soluções de inteligência artificial (IA), principalmente aquelas que não envolvem contato direto com clientes, como é o caso da área de recursos humanos.
Krishna afirmou que até 30% dos funcionários que executam tarefas operacionais internas podem ser substituídos por IA nos próximos cinco anos, com atividades como escrita de cartas de recomendação e procedimentos de transferência interna sendo as mais afetadas.
A empresa atualmente possui cerca de 260 mil funcionários, com 10% deles dedicados a esse tipo de atividade, o que poderia resultar em quase 8 mil demissões caso o corte ocorra.
No entanto, um porta-voz da empresa negou que haverá demissões e afirmou que a medida será implementada apenas através da não substituição de funcionários que deixarem seus cargos.
Notícia via
IA já elimina empregos na IBM. Baguete, 02 de maio de 2023. Notícias. Disponível em: <https://www.baguete.com.br/noticias/02/05/2023/ia-ja-elimina-empregos-na-ibm> Acesso em: 02 de maio de 2023.
Kommentare