top of page

Evento debate o uso de tecnologias de forma integrada em prol de cidades mais inteligentes e seguras

Como as tecnologias podem ajudar a prevenir, gerir e lidar com as consequências de eventos de crise que afetam a segurança e o cotidiano das cidades.


Este foi o tema do encontro realizado na manhã desta sexta (28), em Florianópolis.


O evento reuniu autoridades estaduais, municipais, gestores e representantes de empresas de tecnologia catarinenses para debater possibilidades e recursos que melhorem a eficiência dos serviços públicos e reduzam o risco da população sofrer com incidentes como o ocorrido na Creche Cantinho do Bom Pastor em Blumenau.


O encontro foi promovido pela Dígitro Tecnologia, ao lado das empresas Kenta, Coringa, Toccato, HikVision, Digifort, Unifique e Global Drones, com a presença de lideranças políticas e autoridades, como o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett e o Coronel Araújo Gomes, Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis.


O evento em Florianópolis foi a primeira edição realizada, mas de acordo com os organizadores já está sendo organizado um calendário de encontros semelhantes em outras cidades, como São Paulo (SP) e Brasília (DF).


Para o secretário Fett, a união entre a iniciativa privada e pública na discussão de como tornar as cidades cada vez mais seguras e inteligentes é uma condição inquestionável para que a estrutura pública tenha condições de atender ao que a população necessita:


“O estado brasileiro, sob todos os aspectos, é um grande formador de demanda, que precisa consumir tecnologias de maneira inteligente e racional, para que possamos melhorar a prestação de serviços à população catarinense e resolver problemas de modo eficiente”.


O Coronel Araújo Gomes ressaltou a natureza multifacetada das soluções e a importância de uma abordagem holística para os problemas sociais que levam a incidentes como o ocorrido em Blumenau. Ele observou que as intervenções só produzem resultados eficazes quando planejadas para todo o sistema, desde a educação nas escolas até a tecnologia utilizada para controlar a violência:


“Eventos violentos são construídos ao longo do tempo e deixam sinais e indícios. Detectar que estes problemas estão em construção depende de termos recursos para isso, pois não é possível cuidar da população apenas nos segundos finais, quando a violência se concretiza".


"A tecnologia, nesse sentido, pode tornar a gestão pública mais eficiente antes, durante e depois da ocorrência dos fatos”.


Octávio Carradore, diretor de Relações com o Mercado da Dígitro Tecnologia, ressaltou que o encontro é importante para que os representantes e líderes das empresas presentes possam compreender as necessidades da gestão pública, ao mesmo tempo que as autoridades públicas possam se aproximar e conhecer as tecnologias brasileiras já disponíveis para promover uma gestão das cidades mais eficiente e benéfica para a população.


“Já atuamos com prefeituras e governo há muito tempo, mas é interessante oportunizar que os representantes do poder público vejam os cases das soluções apresentadas nesta reunião, para acima de tudo saber como melhorar seus serviços à população com o uso de tecnologias que atendem a educação, a saúde, a segurança pública de maneira complementar entre elas”.



Notícia via


Evento debate o uso de tecnologias de forma integrada em prol de cidades mais inteligentes e seguras. Início. Disponível em : <https://www.noticenter.com.br/n.php?ID=33781&T=evento-debate-o-uso-de-tecnologias-de-forma-integrada-em-prol-de-cidades-mais-inteligentes-e-seguras>. Acesso em: 02 de maio de 2023.

Comentários


bottom of page