
Já consagrados em segmentos como o de eletrodomésticos, eletrônicos e vestuário, os marketplaces, sites que vendem produtos de diversas empresas, começam a se popularizar também no setor de tecnologia da informação. A blumenauense Senior Sistemas pegou carona nesse bonde e lançou o seu próprio shopping virtual.
Batizada de seniorX store, a ferramenta foi oficialmente apresentada nesta quarta-feira (27) em um evento no Centro de Inovação Blumenau (CIB) – antes, já tinha sido lançada internamente a colaboradores e parceiros. Nela, clientes poderão encontrar principalmente softwares de gestão empresarial, aplicativos para celular e até mesmo treinamentos na área de tecnologia.
Parte dos produtos disponibilizada na prateleira digital é desenvolvida pela própria Senior, mas a vitrine não é exclusiva. Nela também estão soluções complementares fornecidas por parceiros. Já são quase 90 cadastrados e o objetivo é continuar aumentando este número, diz Alencar Berwanger, diretor de Novos Negócios da companhia. A meta é chegar a pelo menos 150 até o fim do ano.
Na prática, o marketplace é uma relação ganha-ganha: os parceiros que colocam seus produtos na loja virtual se aproveitam do alcance da Senior, empresa que tem mais de 10 mil clientes e atuação em todo o Brasil e também na Colômbia, podendo ganhar visibilidade em novos mercados. Já a Senior fica com 30% da venda de algum produto por ter oferecido a vitrine.
Há outra parte importante da estratégia da companhia com o lançamento do marketplace. As buscas e negócios fechados podem ajudar a gerar uma base de dados para que a Senior aperfeiçoe o portfólio de produtos. Além disso, a ferramenta pode funcionar como um imã para aquisição de novos negócios, um dos pilares que têm sustentado o crescimento da empresa nos últimos anos.
Comments