Em dezembro, houve o encerramento da primeira edição do Projeto Florescer, uma iniciativa conjunta da Vertical Energia, Vice-Presidência de Talentos da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e do PET EEL (Programa de Educação Tutorial em Engenharia Elétrica) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Neste projeto-piloto, estudantes bolsistas da UFSC proporcionaram aulas de robótica a alunos do Ensino Médio em escolas públicas de Santa Catarina. O objetivo é realizar o programa periodicamente para ampliar o alcance da educação tecnológica inclusiva e promover a formação de talentos especializados no setor.
O Florescer visou capacitar 12 alunos do 1° e 2° ano do Ensino Médio, com o total de oito encontros realizados de forma remota e presencial em Bombinhas e Florianópolis. As duas primeiras semanas foram dedicadas a aspectos teóricos, estruturadas para captar o interesse dos alunos. Posteriormente, aplicaram seus conhecimentos em atividades práticas que culminaram no desenvolvimento de projetos de robótica, divididos em três grupos, cada um responsável pela criação de um carrinho.
O oitavo encontro, realizado durante uma visita à UFSC, consistiu na apresentação das criações em uma competição de robótica. As aulas ocorreram entre 24 de outubro e 6 de dezembro de 2023, promovendo uma experiência educacional enriquecedora para os participantes.
Felipe Meier Martins, que atua como bolsista no PET EEL UFSC e desempenha o papel de coordenador das atividades de extensão, além de ser estudante da UFSC e beneficiário do programa Florescer, detalha que o planejamento foi meticulosamente elaborado:
“Isso não apenas proporcionou um rico aprendizado em robótica, mas também estimulou a criatividade, a colaboração e o espírito competitivo dos participantes, resultando em uma experiência enriquecedora e memorável para todos os envolvidos”.
Com relação aos alunos do ensino superior e médio, acrescenta:
“Acreditamos que estamos cumprindo nosso dever ao mostrar os meios e facilidades que a universidade pode oferecer para diversos alunos, além de mostrar que o ambiente da universidade federal é público e que todos que tem interesse em se aperfeiçoar são bem-vindos”.
(foto via Noticenter)
Djalmo Manfredi Medeiros, professor e orientador do laboratório maker da Escola Prefeito Leopoldo José Guerreiro, destaca que a parceria do Projeto Florescer com uma universidade pública e federal proporciona aos alunos novas perspectivas para o futuro:
“Quando a gente fala de educação tecnológica, estamos falando de transformação. Na maioria dos casos na nossa escola, os alunos não visualizavam a possibilidade de uma carreira profissional dentro da área de tecnologia".
“A partir desta prática de ensino de robótica passam a visualizar até mesmo o mercado de trabalho de uma forma diferente”.
"A educação tecnológica é também inclusiva porque tem um papel de transformação e inclusão social”.
“Agora, todos os alunos do Florescer perspectivam uma formação superior de qualidade”.
Wilian Zanatta, diretor da Vertical de Energia da ACATE, conta que nesta edição aconteceu com a Escola Prefeito Leopoldo José Guerreiro, de Bombinhas:
“Nós apoiamos um curso complementar com desenvolvimento técnico e eletro-eletrônica, em que os alunos da graduação criaram uma grade com oito aulas, mantendo essa parte de robótica".
“E a ideia é manter essa relação entre universidade, escola pública e ajudar a levar conhecimento para essas instituições de ensino”.
"Então, os alunos desenvolveram o curso com apoio do orientador e a associação e os empresários doaram transporte e equipamentos para o curso”.
Notícia via
Parceria entre UFSC e ACATE promove projeto piloto de educação complementar em robótica. Noticenter, 14 de dez. de 2023. Início. Disponível em: https://www.noticenter.com.br/n.php?ID=36218&T=parceria-entre-ufsc-e-acate-promove-projeto-piloto-de-educacao-complementar-em-robotica. Acesso em: 14 de dez. de 2023.
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